Um dos mais destacados grupos brasileiros de música de câmara, termo usado para a música erudita executada em formações menores, o La Follia completou 10 anos de atividade em 2022 e, em comemoração, tem circulado pelo interior paulista com concertos gratuitos, através do projeto “Clássicos em Cena”, e chega a Campinas no dia 7 de julho para uma apresentação gratuita na Capela Militar Santo Tomás de Aquino, localizada junto à Escola Preparatória de Cadetes do Exército, às 20h.
Formado pela cravista Helena Jank, pelo flautista Rogério Peruchi, pela violinista Glaucia Pinotti, e pela violoncelista Cristina Geraldini, o La Follia foi criado em circunstâncias que remetem a um período específico da música europeia. Follia é um termo usado para uma modalidade musical do período barroco, que surgiu em Portugal, na segunda metade do século XV, ligada a eventos cantados e dançados. A música era baseada em uma estrutura muito simples sobre a qual músicos improvisavam livremente ou seguiam indicações de improvisação fornecidas pelos compositores.
Assim como na história, o grupo La Follia é formado por músicos experientes e entusiasmados que se encontraram em circunstância não planejada, para fazer música em conjunto. A sintonia, o prazer em pesquisar um repertório variado, a alegria em compartilhar esta experiência com o público tornou-se o mote condutor deste trabalho, cujo repertório abrange não só o período barroco e pré-clássico, mas também obras contemporâneas.
O maestro Parcival Módolo, conhecido por seu trabalho como criador e apresentador do “Clássicos em Cena”, acompanha o concerto, intercalando os números musicais com breves comentários sobre os compositores, contexto e história da música, de forma bastante envolvente e descontraída. O projeto “Clássicos em Cena” foi criado por ele em 2000, em parceria com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, justamente para difundir música clássica e instrumental de forma gratuita e acessível ao público em geral. Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior. A edição “Clássicos em Cena – La Follia” tem patrocínio do banco Itaú Unibanco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e antes de Campinas já passou pelas cidades de Indaiatuba, Piracicaba e Rio Claro.
Projeto “Clássicos em Cena” apresenta: La Follia em Campinas
Data: 7 de julho às 20h
Local: Capela Militar Santo Tomás de Aquino – Escola de Cadetes. Av. Papa Pio XII, 350, Jardim Chapadão – Campinas