Higiene bucal de cães e gatos – Por Eduardo Ribeiro Filetti

Eduardo Filetti
Eduardo Filetti
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário, pós graduado em Clínica Veterinária de pequenos animais, além de mestre em Saúde Pública, É membro da Academia de Letras de Santos e especialista em Saúde Pública.
Créditos: Reprodução

Quando falamos em higiene de pets todos pensam em banho com muita espuma e xampu próprio. A higiene do seu animalzinho de estimação vai muito além devendo passar por olhos, ouvidos, pelos, unhas e dentes.

Cães e gatos não necessitam de banho diário pois possuem camadas de pelo que os protegem contra sujeiras e agressões na pele e apenas devem ser banhados quando excessivamente sujos. Animais de pelo longo necessitam de limpeza mais frequente e tosa higiênica a fim de se evitar que os pelos se embaracem demais e fiquem com mau odor. Devemos acostumar desde filhotes os cães e gatos aos procedimentos para evitar estresse e acidentes.

Ambas as espécies necessitam do uso de xampus ou sabonetes veterinários e requerem proteção para os ouvidos com uma bola de algodão para que se evite a entrada de água que pode causar otites (infecção de ouvido). Otites são comuns e causam desconforto e dores que podem causando sofrimento. Além disso, o banho deve ser dado em dias mais quentes ou com água norma, secar sempre os pets após procedimento.

A escovação é muito importante e essencial para os pets , pois remove os pelos mortos , identifica parasitas (pulgas, piolhos e carrapatos) promove melhora na circulação sanguínea, dá brilho e maciez á pelagem e proporciona um momento de interação e afeto entre o tutor e seu animalzinho. Nos felinos a escovação é muito importante pois renove pelos mortos e evita que o animal, por meio de lambedura, ingira muitos pelos e forme de bolas de pelo em seu trato digestivo, podendo levar a vômitos e ou obstrução.

A escovação deve ser realizada no sentido do crescimento de pelo, devendo se tomar cuidado ao escovar a região da face e da barriga, pois são as mais sensíveis.

Sobre as unhas os animais que vivem em quintais e ou pisos mais rústicos apresentam maior desgaste natural. Os animais que vivem em tapetes, pisos lisos ou gatos que não possuem arranhadores não conseguem desgastar as unhas adequadamente dependendo, assim, do corte regular. Os profissionais médicos veterinários e sua equipe são pessoas qualificadas para esta prática.

O crescimento excessivo das unhas pode causar quebra ou lasca e até perfurar a pata do animal ,gerando muita dor e abrindo porta para infecções .Independente da espécie ,o corte de unhas deve ser realizado quando necessário. A unha possui vasos e nervos , podendo um corte feito de maneira inadequada causar dor e sangramentos.

A higiene bucal também é muito importante pois a falta de higiene bucal pode causar doença na própria boca e em todo organismo.

A doença dentária mais comum em cães e gatos é a formação de tártaro, e ocorre quando o animal é adulto. Tudo começa com a falta de higiene, que permite que as bactérias se acumulem e proliferem ao redor dos dentes e gengiva ,formando a placa. Com o passar do tempo, ocorre adesão de minerais com cálcio ( presente nos alimentos ) ao dente, e, por meio de reações químicas com saliva e bactérias, essa placa se solidifica, formando o tártaro dentário. Neste momento a escovação não será mais efetiva  sendo importante a remoção cirúrgica dos tártaro feita por um médico veterinário especialista em pequenos animais.

Quando não tratado, o tártaro pode geral outras doenças na boca, como gengivite, enfraquecimento dos ligamentos dos dentes e perda dentária. Todas estas condições fazem com que o pet sinta dor ao se alimentar e apresente mau hálito, afastando até mesmo seus donos do convívio.

A higiene regular evita a proliferação excessiva de bactérias e mau hálito. Existem escovas, dedeiras e pastas apropriadas para os pets , bem como antissépticos de uso bucal que facilitam e completam ainda mais o processo de higiene. O ideal é escovar os dentes do pet pelo menos uma vez ao dia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS