Como entender um gato – Por Eduardo Filetti

Eduardo Filetti
Eduardo Filetti
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário, pós graduado em Clínica Veterinária de pequenos animais, além de mestre em Saúde Pública, É membro da Academia de Letras de Santos e especialista em Saúde Pública.
Créditos: Reprodução

Conhecer o gato, suas manias, seu caráter e suas virtudes, levará o leitor a emitir juízos corretos sobre esses pequenos animais. É preciso entender um pouco sobre eles para conhecê-los melhor e assim poder usufruir de sua companhia.

Muitas pessoas são radicalmente contra os felinos, e assim procedem, certamente, por não conhecê-los a fundo, nem tiveram a oportunidade de observá-los e estudá-los melhor. O cão é muito extrovertido e por isso, mais fácil de ser amado. Porém o gato, no seu silêncio místico, também revela qualidades.

Os gatos tem visão aguda e penetrante, têm campo binocular de 130 graus, levando vantagem sobre o leão que tem apenas 120 graus, sobre o cão com 83 graus e sobre os próprios seres humanos com 125 graus. Dificilmente eles têm, com já falamos em artigos anteriores, cataratas senis e seus olhos enxergam muito bem também à noite.

Os famosos bigodes dos gatos não são apenas decorativos, são órgãos de muita sensibilidade, funcionando como verdadeiros radares e permitindo–lhes se locomover na escuridão sem acidentes. Nunca devemos retirá-los, pois fazem parte do sistema sensitivo, que é diretamente ligado ao sistema nervoso.

A índole do gato é um dos aspectos muito estudados, por pesquisadores nos EUA e Canadá, pois ele é um dos únicos animais que consegue viver com o homem e mesmo assim manter sua independência. Os gatos são animais que gostam de conforto, eles escolhem o lugar certo para dormir ou esticar-se deliciosamente no sol.

O sol matinal é muito importante para a saúde dos felinos e por isso, devemos deixá-los se beneficiarem por este algumas vezes por semana. Sol é vida tanto para a maioria dos animais como seres humanos.

A maioria dos gatos domésticos adora ser acariciada nas orelhas e pescoço. É difícil trazer generalização sobre os gatos.

Cada um tem um caráter e uma personalidade, alguns são mais afeiçoados que outros, mais inteligentes , mais tímidos ou sossegados. O mundo dos gatos é sem dúvida maravilhoso.

O processo de domesticação dos gatos ainda esta em andamento e alguns deles podem mostrar traços selvagens. Existem alguns gatos que, no período da maturidade sexual, se tornam um pouco mais agressivos e em alguns casos é necessário que sejam castrados, pois evita que eles arranhem as pessoas de casa ou pulem janelas para saírem em busca de acasalamento.

Estes pulos podem se tornar tragédia, pois às vezes chegam a pular de apartamentos muito altos não medindo a distância, podendo ter hemorragia interna quando se chocarem com o solo. Em alguns países, existem projetos de castração de gatos de rua para evitar a superpopulação e melhorar a qualidade de vida dos felinos.

Os gatos domésticos gostam muito de brinquedos e conseguem brincar horas sozinhos com novelos de lã, bolinhas e objetos que façam barulho.

Nunca use de violência com os gatos, pois um ato violento pode afastar o bichano de você para o resto da vida. Use energia para falar para que ele sinta que está sendo ensinado e educado por alguém. O gato perceberá que esta sendo punido após ser mal educado se você demonstrar qual a causa do seu desagrado. O gato é limpo por natureza e por isso é um animal ideal para viver em apartamento.

O faro e o tato dos mamíferos são geralmente muito desenvolvidos, sendo que, nos cães e gatos, são bem mais desenvolvidos do que nos seres humanos.

Dentro no nariz existe uma membrana do faro com numerosas células receptoras. Na membrana humana há 5 milhões de células, enquanto no gato existem mais de 10 vezes o número de células. Este nobre felino usa este faro apurado para selecionar seus alimentos, ele adora cheiro de hortelã e se delicia com aroma de flores, de um jardim.

Ele poderá reconhecer à distância, pelo olfato, se o gato eu se aproxima é macho ou fêmea. A audição do gato é muito mais sensível para sons agudos. Ela vai muito além do alcance do ouvido humano em relação a altas frequências. Ele escuta sons inaudíveis para o ouvido humano.

Geralmente, os gatos brancos de olhos azuis são surdos, porém, têm outras habilidades que permitem a caça de roedores e insetos. Os gatos tem hábitos noturnos. No escuro eles conseguem que os músculos da íris fiquem relaxados permitindo que as pupilas se abram bastante.

Atrás a retina do olho há uma camada de cristais prata denominada Tapetum, que age como refletora. A luz entra pela retina e é absorvida pelos tecidos situados atrás dela.

O Tapetum reflete essa luz de volta e, assim, há uma segunda oportunidade para que bata nas células receptoras da retina. Desta forma, nenhuma luz se perde, facilitando ao gato enxergar a noite. Durante o dia, os músculos da pupila se estreitam protegendo assim seus olhos contra os raios solares.

Existem pesquisa que nos levam a pensar que durante o dia o gato tem uma visão fraca das cores.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS