A guerra no Oriente Médio e o risco real de o Irã entrar no conflito

Família palestina caminha diante de ruínas de prédios bombardeados na Faixa de Gaza - Foto: Mahmud Hams/AF
Família palestina caminha diante de ruínas de prédios bombardeados na Faixa de Gaza - Foto: Mahmud Hams/AF

Diante do impasse no Conselho de Segurança da ONU, diversos Chefes de Estado e especialistas em Relações Internacionais já demonstraram preocupação com a possibilidade do conflito de alastrar por outros países da região.

O professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Ciência Política, Dennison de Oliveira, comentou sobre o futuro da guerra no Jornal Novabrasil desta segunda-feira (30).

“O risco é real, embora o Irã seja uma potência militar de peso e antagônica aos Estados Unidos, a escala da luta em Gaza vai tornar impossível a qualquer país Árabe ficar indiferente a Palestina. A cada palestino morto na Faixa de Gaza, independentemente de ser ou não do Hamas, aumenta o ódio e raiva dos países contra Israel e é crítica, na região, a postura de dois países aliados dos Estados Unidos: Egito e Jordânia. A Jordânia já fez uma firme condenação em relação a ação israelense e a relação vai ficar insustentável. A tendência é que todo o mundo árabe se coloque ao lado da Palestina e contra Israel”, disse.

Confira a entrevista completa abaixo:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS