Há mais vagas de emprego disponíveis no mercado do que profissionais qualificados, é o que aponta uma pesquisa feita pela Escassez de Talentos da ManpowerGroup. No Brasil, no ano passado, essa falta atingiu a marca de 81% sendo que a média global é de 75%.
Em entrevista para a Novabrasil Campinas, o executivo de Rh, Marcos Tonin, explicou que, esse número tem relação com a pouca ou a nenhuma procura, por parte do empregado, em buscar cursos profissionalizantes. Cursos esses que podem inseri-lo em novos patamares dentro da carreira. “Essa é a nova tendência, o profissional não pode se acomodar.”
Embora a taxa de desemprego na cidade de Campinas tenha apresentado queda neste ano de 12,6% para 6,6%, o número de pessoas fora do mercado ainda segue alto. Só no primeiro trimestre de 2023, o número chegou a 121 mil desocupados.
Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, quase metade dos profissionais qualificados no mercado pretendem buscar outro trabalho em 2023. Um dos motivos segundo o estudo foi melhores oportunidades de crescimento, no entanto a qualificação é necessária. “O profissional que não entender que é preciso se profissionalizar, pode ficar para trás”, concluiu o executivo de Rh
Para quem deseja buscar novas qualificações, o Ministério da Educação tem disponível uma série de cursos gratuitos voltados ao mercado de trabalho, como Produção alimentícia, Segurança, Idiomas, línguas, literatura, Gestão e Negócios entre outros. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.