A Vigilância Epidemiológica Municipal de Piracicaba, confirmou na noite desta terça-feira, 21, mais um óbito por febre maculosa no município. Esta é a segunda morte pela doença em 2023.
O registro é de um paciente do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 29 anos, que veio a óbito em outubro. A investigação do Local de Provável Infecção (LPI), a partir de agora, fica a cargo da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
- Polícia prende suspeito roubando carga de caminhão
- Polícia federal realiza operação contra crimes ao Sistema Financeiro Nacional
O primeiro óbito neste ano foi registrado no começo deste mês, em um paciente do sexo masculino, na faixa etária entre 30 e 39 anos.
No mês passado, a SMS (Secretaria de Meio Ambiente) confirmou um caso positivo para a doença em uma paciente do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 39 anos, que apresentou sintomas em junho desse ano, com evolução para cura. Neste ano esta é a terceira confirmação da doença.
Segundo a vigilância, somente no ano passado, foram confirmados dois casos e um óbito pela doença. Em 2021, foram cinco confirmações e quatro mortes.
Dicas de prevenção
Devem ser adotadas algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde haverá exposição a carrapatos:
– Use roupas claras, para identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro;
– Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
– Evite andar em locais com grama ou vegetação alta;
– Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
– Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça;
– Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Após remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água;
– Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos.
*Sob supervisão de Verônica Mokarzel