A gigante da tecnologia Google vai começar a excluir contas de e-mail consideradas inativas a partir de primeiro de dezembro desse ano. A exclusão envolve a perda de todos os e-mails, arquivos no Google Drive, Google Meet, Agenda e Fotos.
No Nova Manhã, a colunista Lilian Primo Albuquerque, especialista em Tecnologia, contou que o Google considera como “inativa” a conta que não tenha acessado nenhum dos serviços pelo período de dois anos.
“Inclusive, as exclusões vão começar por contas que foram criadas há mais tempo e nunca foram usadas. Vale lembrar que a medida vai afetar apenas as contas de pessoas físicas”, disse ela.
Portanto, caso você tenha uma conta criada na plataforma do Google para empresas, escolas ou outras organizações, não precisa se preocupar nesse primeiro momento. A exclusão também não afetará contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, como a de um serviço do Google ou de terceiros, ou que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.
Caso você tenha criado uma conta há muito tempo e, depois, não mais a acessou, e mesmo assim não quer perder suas informações, basta se logar e realizar ao menos uma das seguintes atividades:
• ler ou enviar um e-mail;
• usar o Google Drive;
• assistir a um vídeo do YouTube;
• fazer o download de um app;
• usar a Pesquisa Google;
• usar o recurso “Fazer login com o Google” em um app ou serviço de terceiros.
Fazendo ao menos uma dessas atividades, sua conta passa a não ser mais considerada inativa pela plataforma.
Segundo o Google, a exclusão das contas inativas foi uma iniciativa de segurança. Para a empresa, é maior a probabilidade de as senhas dessas contas abandonadas já terem vazado em algum momento e, provavelmente, o usuário não habilitou a proteção com autenticação de dois fatores.
“Assim, caso você tenha uma conta antiga que usava para guardar fotos ou arquivos da época da escola, ou enviava e-mails há alguns anos, vale a pena conferir se ela não está inativa. Assim, você evita a perda dos dados”, afirmou Lilian, lembrando que o prazo para salvar a conta vai até 30 de novembro.