A terceira edição da Oficina de Percussão do Projeto Bloco do Cupinzeiro: Samba e Resistência acontece neste sábado, 2 de dezembro na Estação Cultura, das 9h às 12h. A participação é gratuita, e a entrada será feita por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. São disponibilizadas 35 vagas, abertas para participantes a partir de 14 anos, sem restrição de experiência musical. Para participar, basta doar 1kg de feijão ou 1kg de arroz.
A oficina, promovida pelo Núcleo Cupinzeiro, é parte das contrapartidas do Projeto de Gravação de Músicas Inéditas “Bloco do Cupinzeiro: Samba e Resistência”, com patrocínio do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A Oficina de Percussão tem como objetivo inserir os participantes na dinâmica da bateria do Bloco do Cupinzeiro. Por meio de dinâmicas, jogos e experimentação dos diferentes instrumentos, os participantes são estimulados a dialogar com a memória cultural do samba e do carnaval, sem a necessidade de conhecimento musical prévio.
O Espaço Núcleo Cupinzeiro nasceu como parte do trabalho do Núcleo Cupinzeiro, que completa 18 anos de pesquisa e criação musical. Em 2001 o Núcleo foi fundado na cidade de Campinas, e desde então vem desenvolvendo projetos que envolvem shows musicais, oficinas, rodas de samba, trilhas para cinema e teatro além de grupos de estudo voltados para a criação artística. Após anos realizando seu trabalho em espaços de outros grupos culturais, finalmente em 2014 o Núcleo conseguiu construir seu espaço na cidade.
Inicialmente voltado para pesquisa e criação com o samba e a canção popular brasileira, ao longo dos anos e com o amadurecimento do trabalho, o Núcleo iniciou uma busca por troca de saberes para ampliar as fronteiras da canção popular, dilatar os recursos para a criação e poder socializar os resultados com grupos de pessoas e grupos artísticos parceiros na cidade de Campinas e outras localidades.
Com a criação do Espaço, diversas frentes de atividades passaram a acontecer numa busca por traçar diálogos vivos com a tradição, ou seja, criar cada vez mais maneiras próprias de fazer música sem perder as referências culturais e buscando ampliar as relações com as outras linguagens artísticas e também com outras culturas. Dessa maneira o Espaço tornou-se um aglutinador de experiências artísticas diversas, atraindo um público igualmente diverso de várias regiões da cidade.
Oficina com o Bloco do Cupinzeiro
Data: 02 de dezembro – sábado
Horário: 9h às 12h
Local: Estação Cultura