De acordo com dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), cerca de 80% dos acidentes envolvendo helicópteros ocorridos no Brasil tiveram a ação humana como fator principal nos últimos anos.
Entre os anos de 2013 e 2023, o Brasil registrou 1.757 acidentes aéreos, sendo 191 envolvendo helicópteros. A maior parte dos casos se concentrou no estado de São Paulo acumulando 43 acidentes.
Em contato com a Novabrasil, o Coronel Roberto Alves, ex-comandante dos Águias da PM-SP, ponderou que as viagens de helicóptero são extremamente seguras.
“Estamos falando de um contexto que foge do padrão, mesmo assim a segurança é muito grande. As aeronaves estão cada vez mais sofisticadas e oferecem as melhores condições de segurança. A falha humana é a condição principal dos acidentes. Eventualmente uma decisão equivocada, a questão do clima, que sempre é o grande desafio para a pilotagem porque o tempo varia muito rápido e as transformações climáticas não seguem um padrão por mais que existam previsões. O piloto tem que contar com tudo isso. O número de voos é muito grande, centenas de milhares e a quantidade de ocorrências é muito reduzida e quando acontece o fator humano é muito relevante”, explicou
O Coronel reforçou que as condições de visibilidade são fundamentais para que um voo de helicóptero seja realizado e que o piloto tem a autonomia para definir como agir durante a viagem.
“O voo de helicóptero depende das referências visuais. Antes de decolar você já sabe quais condições você vai encontrar. Se o tempo alterar, a avaliação deve ser feita novamente. Dentro da aviação nós nunca arriscamos”, afirmou.
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