Pessoas de diferentes partes do planeta encontraram em São Paulo o lugar delas no mundo. A grande metrópole também é formada hoje por mais de 360 mil imigrantes provenientes de 70 nacionalidades, que vivem legalmente em São Paulo. Dados da Policia Federal mostram que a Bolívia lidera o ranking de imigração, seguido por China e Haiti.
A presença desses países está cada vez mais marcante seja pelo sabor, centros culturais, danças, festivais e até nas expressões da língua portuguesa!
A maior capital da América Latina, considerada o centro financeiro do país, atrai imigrantes desde o início da sua história. Cada imigrante tem um motivo, mas na maioria dos casos compartilham o mesmo objetivo: uma melhor qualidade de vida. Em São Paulo, muitos encontram oportunidades de emprego, estudo e moradia.
A reportagem da Novabrasil fez uma série especial para mostrar a presença expressiva de três nacionalidades localizadas em diferentes continentes do globo!
Bolívia
O país com a maior fronteira com o Brasil é também o que envia maior número de imigrantes a terras paulistanas. Dados da Polícia Federal mostram que mais de 68 mil bolivianos estão registrados na grande metrópole. Mas a estimativa é de que o número seja ainda maior, pois muitos não são documentados. São muitas as expressões culturais bolivianas na cidade, a que merece um grande destaque e a “Feira Kantuta”, que acontece todos aos domingos, no bairro do Canindé, região central de SP. A maior concentração de bolivianos em São Paulo ocorre no centro da cidade, especialmente no Brás, Bom Retiro, Pari e Mooca.
Confira a reportagem:
China
Você sabe o que São Paulo e a cidade chinesa Tianjin têm em comum? Elas são irmãs! Pois é! O “parentesco” foi oficializado pela prefeitura de São Paulo no mês passado! Esta é só mais uma das diversas integrações entre a grande metrópole e a China! A presença da cultura milenar é marcada por templos religiosos, gastronomia, festivais, danças e muita música! E, claro, não tem como deixar de fora as importantes parcerias comerciais. Uma das referências mais famosas da cultura chinesa está no bairro da Liberdade, lá é acontecem muitos festivais, como o ano novo chinês, e possui diversas lojas e restaurantes! De acordo com a Polícia Federal, há mais de 19 mil chineses registrados em São Paulo, mas a expectativa é de que número seja maior que 100 mil imigrantes! Apesar de antiga, a imigração para a capital ficou mais forte a partir de 1960, pela instabilidade política do país.
Confira a reportagem: https://youtu.be/FBeeFPndlSU
Angola
Angola e Brasil são mais próximos do que a gente imagina! Moleque, dengo, cafuné, caçula, ,farofa e bagunça são algumas palavras que mostram a integração entre os países, pois vieram de referencias angolanas! Além de falarem a mesma língua, o Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola em 1975. Vivem hoje em na grande metrópole 6 mil angolanos, segundo dados da Polícia Federal, mas o número é bem maior, pois muitos não estão registrados.
Confira a reportagem: https://youtu.be/nhQJ2ZwVgYQ