Especialista em hidrologia faz alerta sobre esgotamento de águas subterrâneas

Pesquisa revela diminuição de águas subterrâneas / (crédito: Reprodução/Alesp)

Um estudo publicado pela revista Nature mostrou que diversas partes do mundo estão registrando um rápido esgotamento das reservas subterrâneas de água das quais milhões de pessoas utilizam para o consumo.

De acordo com os dos dados divulgados, os níveis de águas subterrâneas estão diminuindo em escala global. Durante o Jornal Novabrasil desta sexta-feira (26), o professor da Unesp Dr Didier Gastmans, especialista em hidrologia, afirmou que o levantamento é preocupante para o futuro da humanidade.

“É pra ficar assustado. Esse tipo de estudo serve de alerta para a sociedade de que o planeta tem uma capacidade de sustentação da humanidade e que se a gente não cuidar dos recursos naturais nós não vamos ter planeta para sustentar a população humana nas condições de consumo que existem hoje. Então, são alertas, assim como são alertas relacionados ao aquecimento global”, afirmou o especialista.

O professor da Universidade Estadual Paulista explicou que essas águas, apesar de parecerem invisíveis, são extremamente importantes para a população mundial.

“A água subterrânea é algo realmente invisível porque ela está armazenada dentro das rochas. Todo mundo tem a impressão de que essa água forma grandes lagos e não é bem assim. Essa água está armazenada em espaços vazios dentro das rochas, então dependendo das rochas que você tem, mais ou menos água poderá estar armazenada. Atualmente, toda a sociedade depende da água subterrânea e existe cada vez mais uma tendência de um deslocamento de retirada de água superficial por conta da perda da qualidade, diminuição de quantidades, para água subterrânea. E pelo fato dela ser invisível, como você mesmo disse, existe um grande desconhecimento até na criação de ferramentas de gestão para p uso sustentável desse recurso porque ele é finito”, complementou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS