RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Senado vota na semana que vem projeto que pode acabar com a saída temporária dos presos

Plenária do Senado Federal. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

O plenário do Senado aprovou no dia 7 de fevereiro a urgência da tramitação do projeto de lei (PL) que reavalia as restrições das saídas temporárias de presos. Com a decisão, na próxima semana é esperado que a medida seja incluída na pauta de votações e analisada sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A possibilidade de mudança ou até mesmo extinção da regra que garante o direito à saída temporária de presos em datas comemorativas foi confirmada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e divide opiniões.

A Novabrasil ouviu duas posições diferentes sobre o assunto.

Para a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian, a ressocialização é importante porque em algum momento o preso voltará ao convívio social.

“E lei permite que algumas pessoas presas, não todas, possam ficar com seus familiares, com pessoas do seu contato social. A grande maioria dos presos volta. Existe um grupo muito pequeno que não volta. A lei é feita para que um dia o preso retorne a sociedade e isso tem de ser observado. Todos nós temos que ter a consciência que um dia as pessoas presas vão voltar para o nosso convívio e a gente tem que fazer o que a lei determina. Então, eu considero mudar isso um absoluto retrocesso.”, aponta.

O senador Eduardo Girão (NOVO) tem posição bastante diferente. Ele afirma que o tema já deveria ter sido analisado e cita crimes cometidos por presos durante a saída temporária:

“Já era para ter votado esse tema. Durante esse recesso três tragédias marcaram o país e uma delas foi a morte do Roger Dias, sargento da PM de Minas Gerais e que foi vitimado por um desses presos com direito a saidinha de natal. Outro foi o Gustavo, de Balneário Camboriú; a outra foi a Renata Teles, uma cozinheira de Campinas que também foi assassinada a partir de um preso com esse benefício.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM A DESEMBARGADORA APOSENTADA DO TJ, KENARIK BOUJIKIAN:

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM O SENADOR EDUARDO GIRÃO:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS