O bairro Vila dos Criadores, na Alemoa, receberá oficinas da prefeitura com propostas de urbanização neste final de semana. Por este motivo, a Justiça de Santos, no litoral de São Paulo, acatou o pedido do Ministério Público do estado pela suspensão da Operação Verão.
A juíza Fernanda Peres considerou que os enfrentamentos armados nas comunidades são recorrentes desde o início da operação e, portanto, decidiu interferir em prol da segurança dos moradores, atores e autoridades envolvidas nas oficinas deste sábado e domingo (3).
O policiamento será mantido “em dimensões e com o emprego de protocolos adequados à situação apresentada” para garantir a segurança dos participantes do evento e de toda a população, segundo o Comando da PM.
Na região da Vila dos Criadores, durante a Operação Verão, no dia 3 de fevereiro, três suspeitos morreram após, segundo a SSP, trocarem tiros com a corporação.
Moradores da comunidade e de outras, vêm alegando que as operações policiais nas comunidades são munidas de violência, inclusive com civis. Há um relatório sendo analisado sobre essas denúncias.