Ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Santos, o IPTU digital dá ao contribuinte um desconto de 1% no valor do tributo a partir de 2025. O acesso será concedido à pessoas físicas e está disponível no Santos Portal (https://egov.santos.sp.gov.br/tribusweb/Imobiliario/AdesaoDigital/Principal).
Para a adesão basta informar o número da inscrição imobiliária do imóvel e o CPF do proprietário, disponível nos carnês dos exercícios anteriores, além de e-mail e telefone. O benefício foi disponibilizado para cadastro nesta segunda-feira (4) e ficará disponível até o dia 30 de setembro.
O limite do desconto é de R$100,00 por imóvel. Com a ferramenta, o contribuinte tem a possibilidade de pagamento via Pix, inclusive pelo carnê impresso, que traz o QR Code para quitação do imposto. Este projeto está atrelado às metas sustentáveis do Governo de criar um futuro sustentável e tecnologicamente avançado, evitando o uso de papel.
O secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocadio, explica que a adesão é feita por lançamento imobiliário e uma única vez. “Quem tiver mais de um imóvel, deve fazer a adesão em cada endereço e quem já fez o cadastro no ano passado, não precisa refazer”.
Em 2024, mais de 10 mil contribuintes aderiram ao IPTU digital. Quem quiser aderir para o exercício 2025 e não tiver acesso à internet, basta comparecer ao Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro) para solicitar a adesão. É necessário ter em mãos o número da inscrição imobiliária e CPF.