O mês de março, além de conhecido por ser o mês da mulher, sendo comemorado o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), também é marcado pela Campanha Março Lilás. O intuito é a conscientização da prevenção ao câncer de colo de útero, cuja principal causa (em cerca de 90% casos) é o vírus HPV.
As policlínicas de Santos oferecem gratuitamente dois serviços muito importantes para a prevenção da doença: a vacina contra o HPV e o exame preventivo de câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau.
Neste sábado (9), os serviços estarão disponíveis nas policlínicas Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607), Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº), Pompeia/José Menino (Rua Ceará, 11), Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº), na orla; Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na região Central; Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184), Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº), Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº), na Zona Noroeste; Marapé (Rua São Judas Tadeu s/nº), Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº) e Penha (Rua Três, 150), nos Morros; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental.
Todas vacinam contra o HPV das 9h às 15h30. Já a coleta de Papanicolau varia de acordo com a unidade, em algumas sendo necessário agendamento prévio com a equipe de enfermagem. Por isso, é importante comparecer à unidade de referência do local de moradia e obter mais informações sobre o exame, que deve ser realizado uma vez por ano.
Em 2023, doze mulheres morreram em Santos vítimas do câncer de colo de útero. Em 2024, um óbito foi registrado na cidade.
VACINA
A vacina está disponível para crianças de 9 a 14 anos, em duas doses (sendo a segunda aplicada após intervalo de seis meses). É importante que tanto as meninas quanto os meninos se previnam, pois, além do câncer de colo de útero, o HPV pode causar câncer no pênis, além da vagina, vulva, orofaringe e ânus.
É possível se vacinar em todas as policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9 às 15h30 em unidades divulgadas às sextas-feiras pela Prefeitura de Santos.
PAPANICOLAU
Embora a vacina contra o HPV seja de extrema importância, não substitui a necessidade do Papanicolau, que deve ser realizado uma vez por ano pelas mulheres que já iniciaram a vida sexual. Embora minoritários, existem casos de câncer de colo de útero que não são causados pelo HPV.
Na rede pública de Santos, a coleta do exame é feita nas policlínicas, pela equipe de enfermagem, sem necessidade de pedido médico, o que torna o acesso ao serviço mais rápido e permite que a Cidade atenda a um número expressivo de pacientes.
Importante lembrar que, para fazer o Papanicolau, a mulher não pode manter relação sexual nas 72 horas anteriores, não estar menstruada há pelo menos cinco dias, não usar nenhum tipo de creme vaginal e não ter feito ducha vaginal.