Em sua terceira edição, o Festival Sul-Americano de Longboard Feminino reuniu, neste final de semana, no Novo Quebra-Mar, em Santos, mais de 150 mulheres surfistas de todas as idades e níveis de habilidades, vindas de diversas cidades do Brasil e do exterior.
Além das santistas, as atletas vieram de Balneário Piçarra (SC), Guarujá, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Peruíbe, São Paulo (Capital), São José dos Campos, São Sebastião, São Vicente, Jundiaí, Paracuru (CE) e Maricá (RJ). No evento, aconteceu uma bateria competitiva com 12 atletas convidadas de alto nível.
“É uma verdadeira celebração da força, da graça e da determinação das mulheres no surfe. É uma oportunidade única de compartilhar experiências, competir em alto nível e construir uma comunidade unida em torno do amor pelo surfe”, relatou Isabela Panza, organizadora do festival.
De acordo com o secretário de Esportes Gelasio Fernandes, o evento é um dos principais do calendário esportivo da Cidade. “O festival não tem apenas nosso apoio, mas a nossa admiração e respeito. Muito orgulho por ver essa iniciativa pioneira, que se tornou o principal evento de longboard feminino do País , sendo realizada na nossa Cidade”.
Rogério Santos, prefeito de Santos, também esteve presente no festival, e ressaltou sobre o local da celebração, o Novo Quebra-Mar. “É hoje o lugar mais frequentado de Santos e é uma conquista do surfe, porque foi o primeiro a habitar esse lugar que antigamente era um emissário, mas que hoje , é o Quebra-Mar do skate, do surfe, do basquete, da patinação, dos jovens, dos idosos e das crianças”.