O Programa Municipal de Equoterapia de Itanhaém atende atualmente 40 crianças, que estavam na lista de espera desde 2020. A iniciativa, que é de responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, visa fortalecer o vínculo afetivo entre a pessoa e o animal, contribuindo para a socialização, especialmente no caso de alunos com autismo.
Para se inscrever na lista de espera deste ano, é necessário que os alunos apresentem alguma deficiência, estejam matriculados na rede municipal de ensino, e tenham indicação médica para a atividade, com idade a partir de três anos até o fim da idade escolar.
Os pais ou responsáveis que desejarem inscrever a criança, deverá ir presencialmente na sede do programa, localizada na Avenida José Batista Campos, 1458 (Instituto Bodeguita), em frente ao aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. É necessário apresentar o encaminhamento médico solicitando a Equoterapia, cópia do RG ou certidão de nascimento da criança, além de cópia atual do comprovante de residência.
Os atendimentos são realizados semanalmente e tem duração de 30 minutos. A equipe multidisciplinar é composta por psicóloga, educador físico, fisioterapeuta, pedagogo e ainda dois condutores de cavalos.