RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira participa de Conferência Internacional em Brasília

Promover o debate sobre políticas públicas e elaborar sugestões de políticas educacionais que possam impactar decisões de governos na região latino-americana e caribenha são os objetivos da Conferência Regional de Educação Superior (Cres+5), que terá a participação da educadora, psicóloga e escritora Lúcia Teixeira, Presidente da (Universidade Santa Cecília) Unisanta e do Semesp.

O evento está programado para o período de 13 a 15 de março no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), organizado pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — e pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Iesalc Unesco).

Lúcia também foi convidada para atuar em dois eventos paralelos à Conferência. O primeiro será 12 de março, das 14 às 18h30, na abertura da Pré-Conferência “CRES +5 na Perspectiva da Realcup e dos Agentes Públicos, para discutir o tema com representantes do setor privado, formuladores de políticas públicas, especialistas em ensino superior e representantes do setor público. Lúcia, como Presidente do Semesp, ocupa uma das vice-presidências da Realcup. Será no Centro Universitário do Distrito Federal.

A Realculp é uma rede de associações privadas da América Latina, que reúne representação de 13 países. O foco da rede é fortalecer o protagonismo do setor privado e demonstrar com evidências a relevância na América Latina e Caribe.

O segundo encontro paralelo da agenda está marcado para dia 15, às 9 h, quando Lúcia vai ser mediadora do Fórum de Políticas de Educação Superior, a convite da Unesco Iesalc, no painel sobre Qualidade da Educação Superior na América Latina e Caribe.

O Fórum de Políticas de Educação Superior (ForoPES) é um evento público anual onde políticos, líderes institucionais e outros intervenientes do ensino superior discutem questões-chave e desafios comuns a nível internacional.

Entre muitos temas importantes, Lúcia destaca a mesa redonda que explorará desafios e oportunidades para melhorar a qualidade no ensino superior, assunto diretamente ligado à sua gestão no Semesp. “O encontro traz debates muito atuais para o ensino superior, inclusive o painel que examinará a possibilidade de conexão entre os países para manter qualidade e padrões internacionais para o reconhecimento de diplomas estrangeiros”, comenta.

Serão abordados aspectos como: monitoramento e melhoria da qualidade dentro das instituições; supervisão em nível de sistema por agências de garantia de qualidade; qualidade no desenvolvimento de missões (ensino, pesquisa e administração); corpo docente e competências do pessoal e aprendizagem profissional; relevância do ensino superior e da investigação para as necessidades sociais e inovação na melhoria da qualidade das práticas de ensino.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS