Uma van de passageiros que transportava cerca de 20 pessoas, capotou na pista Norte da Rodovia Anchieta, no km 49, e deixou vários feridos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste sábado (16), por volta das 13h18. Ao todo, quatro viaturas e dez agentes foram socorrer as vítimas do acidente. O Samu e a Ecovias também atuaram na ocorrência.
De acordo com informações, o motorista teria perdido os freios e jogou a van na placa de sinalização de quilômetro. Acabou tombando à direita. A van tinha capacidade para 19 pessoas, porém, o Oficial de Área constatou que haviam 20 pessoas no veículo.
Devido ao número elevado de vítimas envolvidas no sinistro, as equipes de socorro tiveram que adotar o método de triagem START nesta ocorrência. Do total de feridos, cinco pessoas foram classificadas como “vermelho”, sete “amarelo” e oito “verde”.
Nesta classificação, entende-se como vermelho as vítimas graves porém com chances de sobreviver se receberem tratamento rápido; amarelo são as vítimas que podem aguardar até 1 hora para receberem tratamento e verde são as com ferimentos leves, com capacidade de deambulação preservada e que podem até ajudar no manejo de outras vítimas.
Estima-se que, ao todo, doze dos acidentados tenham sido conduzidos para unidades médicas por ambulâncias da Ecovias e do SAMU, e também pela UR da EB Cubatão. Após serem feitos os primeiros socorros, as vítimas foram encaminhadas para Santa Casa de Santos, para Hospital Universitário de São Bernardo do Campo e para o Pronto Socorro Central de Cubatão; sendo levada em consideração a gravidade e as características das lesões de cada paciente.
Coube à guarnição da UR-06202 socorrer duas vítimas ao PS Central de Cubatão. Ambas são mulheres, sendo uma idosa (69 anos) e uma jovem (21 anos). A vítima mais velha foi qualificada como “amarela”. Sofreu fraturas nos membros inferior e superior (do lado esquerdo). Já a mais nova, foi destacada como “verde” e teve traumatismo cranioencefálico. Após todos os feridos serem socorridos, o local do acidente ficou sob os cuidados da Ecovias e do Policiamento Rodoviário.