O Instituto Cine Zen Cultural, que surgiu como um site voltado à crítica cinematográfica criado pelo jornalista, produtor cultural e crítico de cinema André Azenha em 29 de março de 2009, comemora sua primeira década e meia de atividades com uma sessão especial de Karatê Kid: A Hora da Verdade, clássico oitentista, que completa 40 anos de seu lançamento em 2024.
A sessão acontecerá na terça-feira, dia 26 de março, 21h30, no Cine Roxy 5, na Avenida Ana Costa 443, no Gonzaga. A entrada é gratuita, mas pede-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível em prol da Igreja Senhor dos Passos. Antes da sessão serão sorteados vários brindes culturais e haverá uma breve introdução sobre o filme, feita por Azenha.
“Desde o início entendemos o CineZen como veículo de propagação da reflexão artística, do entendimento de mundo a partir da cultura. Trilhamos um caminho sem volta. Além do espaço virtual, buscamos aproximar essa reflexão junto ao público, levando jornalismo e crítica cultural para o “cara a cara”, em debates, rodas de conversa, palestras, encontros de todos os tipos”, explica Azenha. “Assim acreditamos cumprir nossa missão de maneira mais intensa, eficaz, formando público para a cultura, instigando o pensamento. Jamais deixamos de publicar críticas, resenhas, artigos, entrevistas, reportagens no site. Hoje são mais de 4 mil postagens. Mas o CineZen caracterizou-se pelo diálogo, pelos encontros”, detalha o criador do projeto.
O evento tem apoio da Open House Idiomas e do Cine Roxy e integra uma programação que acontece durante todo o ano para celebrar os 15 anos do Cinezen Cultural e os 10 anos do Santos Film Fest: Festival de Cinema de Santos.