RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém promove celebração cultural e religiosa

No dia 23 de março, sábado, a partir das 13h, a organização social Ação entre Povos de Axé realizará a 2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém. O evento tem como principal objetivo celebrar o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, além de promover e enaltecer as expressões culturais presentes na região.

O ponto de encontro será na Rua Joaquim Meira, às 13h, dando início a um percurso pela Avenida Rui Barbosa, com destino à Praça Carlos Botelho, onde a marcha encerrará às 18h. Durante o percurso e no destino final, está previsto ocorrer apresentações, especialmente, a participação dos grupos de afoxé Laroye e Filhos de Yesa.

“O evento tem o intuito de unir os povos e religiões que acreditam na união entre todos. A 2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém não apenas celebra as tradições e raízes culturais, mas também reforça a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural. Acreditamos que ao compartilhar esses momentos de celebração e reflexão, podemos construir laços mais fortes e promover uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa para todos.”, aponta a responsável pela organização do evento, lyalorisa, Patricia T’Osun.

Um dos destaques do evento é a representação de Exú, que conduzirá o percurso. Nas religiões de matriz africana, o orixá é a divindade que representa o mensageiro, a circulação, a comunicação e o zelador. A lyalorisa, Patricia T’Osun, destaca que geralmente ele é associado ao demônio e a ideia é ressignificar a imagem.

Sobre o Coletivo Ação entre Povos

Constituída em 2022 a ação social Ação entre Povos de Asé, tem o objetivo de promover ativamente a disseminação e preservação da rica cultura africana, especialmente no contexto da tradição religiosa do Candomblé com o propósito de construir uma ponte entre comunidades, proporcionando educação, conscientização e celebração das tradições ancestrais africanas. Essa iniciativa tem o objetivo de construir uma comunidade mais inclusiva, conectada e consciente de sua herança cultural, priorizando a compreensão e respeito.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS