“Eu vou te matar. Vou voltar e você vai ser a primeira a morrer”. Essa frase teria sido dita pelo paciente da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Caraguava, em Peruíbe, litoral paulista, ao invadir a sala de uma médica.
O caso aconteceu no dia 27 de março. O paciente teria chego no local pedindo atendimento imediato, e estava agressivo. Ele não queria fornecer os dados pessoais para a abertura de uma ficha cadastral, e isto motivou a revolta enquanto aguardava na recepção. Neste momento, os primeiros xingamentos e ameaças foram feitas por ele aos funcionários. Ao questionar se teria médicos na unidade, foi em direção à sala da médica, e arrombou a porta com a ajuda de um extintor de incêndio.
A doutora estava em horário de almoço. Ao conseguir invadir o espaço, o homem começa a ameaça-la de morte, e jogou a xícara de água da profissional contra ela. Os funcionários tentaram intervir, e neste momento, o paciente fugiu em uma bicicleta.
As vítimas foram levadas ao 1º DP de Peruíbe, onde o caso foi registrado como dano e ameaça de morte. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou em nota que “as diligências prosseguem para esclarecer os fatos”.
A médica foi afastada de seu serviço, pois está com medo de sair de casa, e vem realizando tratamento psicológico e psiquiátrico.
Veja o momento da invasão: