Neste domingo (14), o Santos Futebol Clube completa 112 anos de história. Para comemorar, os torcedores do time decidiram homenageá-lo de uma forma diferente e iluminaram o céu com sinalizadores em diversos pontos da cidade quando o relógio marcou 00h. O resultado chamou a atenção da população:
O clube foi fundado no dia 14 de abril de 1912 por três homens Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, que posteriormente, juntos em uma sala com 39 pessoas interessadas no extinto ‘Clube Concórdia’, decidiram que homenageariam a cidade de Santos dando o nome do novo time como o do município.
O Estádio Urbano Caldeira surgiu quatro anos depois, em 1916, e o famoso “alçapão” fez jus ao peso do time. Na Vila Belmiro, jogadores fizeram história. De Arnaldo Silveira a Araken, de Feitiço a Antoninho. Odair, Pagão, Toninho Guerreiro. Os titânicos Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. Giovanni, Leo, Elano, Neymar.
Mas o time ficou conhecido em todo o mundo, com o maior jogador de todos os tempos, intitulado ‘Rei’ Pelé. Uma entidade absoluta do futebol mundial.
Em comemoração aos 112 anos, o Santos Futebol Clube apresentou neste domingo as novas camisas 1 e 2, para a temporada 2024, que homenageia o lugar onde toda a história foi escrita.
Na camisa branca, a Vila Belmiro tem sua imagem na parte da frente, em marca d’água. Já no outro modelo branco, preto e dourado, as listas pretas acompanham elementos gráficos do estádio de forma minimalista. Ambos carregam um patch com a frase “A Vila mais famosa do mundo”. E assim é comemorado o dia de hoje por todos os santistas.