A meningite, doença que consiste na inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, pode ter resultado na morte de uma mulher, de 33 anos, moradora de São Vicente, litoral paulista.
A paciente recebeu o possível diagnóstico no Pronto Socorro (PS) do Rio Branco, onde deu entrada na última quarta-feira (17), e posteriormente foi encaminhada à UTI do Hospital do Vicentino, onde veio à falecer.
A mulher apresentava dor de cabeça e febre. Ao receber os primeiros atendimentos, e recebeu o diagnóstico preliminar de meningite bacteriana.
Após a morte da paciente, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente informou que não houve a necessidade de realizar quimioprofilaxia (medida de prevenção para pessoas que tiveram contato próximo) devido aos exames realizados anteriormente.
A morte está sob investigação, aguardando confirmação etiológica pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). A Equipe do TH+ questionou à prefeitura quais os números de mortes da doença em 2024 na cidade, que respondeu em nota: “Até o momento, essa é a única morte confirmada pela doença no período.”
Sintomas da doença
Segundo informações oficiais publicadas pelo Ministério da Saúde, a meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.
Os sintomas seguem similares também em casos de meningite viral, por parasitas ou por fungos. Vale ressaltar que existe vacina disponível para prevenção das principais causas de meningite bacteriana.