A ensolarada manhã do último sábado (20) foi marcada por inúmeros sorrisos na Área Continental de São Vicente. Os 114 anos da região, completados na sexta-feira (19), foram celebrados com a ‘Caminhada 2K – Orgulho de ser Área Continental’, a entrega da nova Avenida Ulisses Guimarães, que foi reurbanizada em 2 km de extensão, e com direito a um ‘flashmob humano’ que ‘parou o trânsito’ em meio ao evento, protagonizando a frase ‘Vem VLT’, em comemoração ao início das obras de extensão do meio de transporte à região, que trará a construção de quatro novas estações (Quarentenário, Ponte Nova, Rio Branco e o Terminal Samaritá), levando qualidade de vida e conforto aos mais de 150 mil moradores da Área Continental.
O evento contou com a presença de centenas de pessoas, que percorreram toda a avenida até a Praça dos Ambientalistas (Rio Branco), onde foi realizado canto de parabéns, distribuição de bolo, atividades lúdicas, playground infantil e apresentação da banda da AMEI Rei Pelé.
A entrega da nova Avenida Ulisses Guimarães, uma das principais atrações da manhã deste sábado, marca a conclusão de um grande projeto de reurbanização da via, que consiste na promoção de um novo conceito ao principal polo comercial da Área Continental, com área mais acessível e atrativa para potencializar a economia local, uma das grandes estratégias adotadas pela Administração Municipal em busca do crescimento socioeconômico da Cidade. O recurso foi destinado pelo Governo do Estado.
“Todas as obras da Cidade têm sido realizadas dentro de um contexto de planejamento. Temos atuado nos principais eixos do Município, e na Área Continental não é diferente. Padronizamos as calçadas e tornamos o passeio mais bonito e agradável, com uma paisagem mais harmoniosa e acessível, além do novo mobiliário urbano. Foi mais um grande desafio atendido”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira.
A iniciativa compõe um grande pacote de infraestrutura em prol do desenvolvimento na região, conectando o ‘coração comercial da Área Continental’ a demais intervenções, como a nova iluminação das avenidas Quarentenário e Irmã Dolores, o Pronto-Socorro Central os novos pontos de ônibus e, no futuro, a chegada do VLT.
Os investimentos vêm sendo reconhecidos pelos vicentinos. Célia Medeiros, moradores do Samaritá, pontua que, segundo ela, a região por muitas vezes foi negligenciada, mas que, nos últimos anos, isso tem mudado. “Hoje você anda pela Área Continental e vê asfalto nas ruas, escola nova, desenvolvimento. Cresci e constituí minha família aqui. Hoje posso afirmar que somos tratados com respeito e dignidade”.
Desenvolvimento
Para o crescimento de São Vicente, a Administração Municipal estabeleceu três eixos cruciais: a reestruturação do eixo centro-praia, o fomento à construção civil e o desenvolvimento da Área Continental. Desde então, além da reurbanização da Ulisses Guimarães e do projeto de expansão do VLT, a aniversariante tem sido presenteada com diversos investimentos, como o Pronto-Socorro do Rio Branco; a subsede do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e o Facilita São Vicente, que levou pela primeira vez serviços de utilidade pública à região.