Uma embarcação pesqueira foi abordada pela Polícia Militar Ambiental que fazia patrulhamento pela região da Praia da Enseada, na cidade de Guarujá, litoral paulista, na última quarta-feira (24).
Dois tripulantes foram flagrados pescando camarão com o uso de redes, durante o Defeso, período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas, pois é a época em que os animais se reproduzem na natureza.
Como a prática é proibida, foram aplicadas quatro multas no valor total de R$ 12,8 mil em desfavor dos dois pescadores. Foram apreendidos: 60 kgs de crustáceos, a embarcação, as redes de pesca e outros itens utilizados no crime.
Ainda no mesmo dia, outra embarcação foi localizada na mesma ação de fiscalização. Os agentes pediram as documentações obrigatórias, e os tripulantes não as tinham. Portanto, foram multados em R$ 2,8 mil e o barco foi apreendido junto com 20 kg de pescados.
Os autuados compareceram à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos. Os pescados apreendidos na fiscalização foram destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bertioga para beneficiar pessoas carentes e em situação de risco.