Santos vai disponibilizar, neste sábado (27), doses de vacina para todas as idades, das 9h às 15h30, em dez policlínicas. A cidade de Santos está sem doses da vacina Pfizer Bivalente, utilizada como reforço para pessoas acima de 12 anos de idade, e aguarda o repasse do Ministério da Saúde, que já foi solicitado.
Além da campanha contra a gripe e covid-19, que segue normalmente para crianças de 6 meses a 11 anos de idade e para pessoas que ainda não iniciaram o esquema vacinal, as unidades fazem atualização com os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (exceto BCG, que segue programação específica de segunda a sexta-feira).
Estarão abertas as unidades Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº) e Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº), na Zona Noroeste; Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607), Estuário (Avenida Afonso Pena, 541) e Gonzaga (Rua Assis Correia, 17), na Orla; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental; Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40) e Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na Região Central; Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº) e Santa Maria (Rua 10 s/nº), nos Morros.
A Policlínica Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40) estará somente com doses contra a gripe.
As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. A lista dos imunizantes disponíveis pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.
Para se vacinar, é necessário comparecer com documento e carteirinha de vacinação.
Público
Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses até 5 anos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, acamados (responsável deve ter feito inscrição na policlínica até 15/4), residentes de instituições de longa permanência, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários.
Gripe
• As pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico
• Quem tem deficiência permanente deve apresentar laudo médico ou a carteira de identificação da pessoa com deficiência emitida pela Prefeitura de Santos (colar girassol)
• Os trabalhadores da saúde devem apresentar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam (crachá, holerite etc.)
• As gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes
• As instituições de longa permanência devem solicitar a vacinação de seus residentes na policlínica de referência da sua localização
• Professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários devem apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função