Hospital Municipal de Cubatão dá início ao projeto de humanização “Construindo Juntos”

A humanização no ambiente de trabalho consiste em promover um local mais acolhedor, empático e respeitoso para os colaboradores, considerando suas necessidades e emoções, o que é fundamental para estabelecer relações saudáveis entre a equipe e os pacientes, contribuindo, assim, para uma experiência mais positiva para todos. É a partir desse raciocínio que a comissão de Humanização do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) deu início ao projeto “Construindo Juntos”.

A ação teve início por meio da participação dos colaboradores em palestras, atividades práticas e dinâmicas de grupo sobre conscientização e reflexão quanto à importância da comunicação efetiva, não violenta e humanizada. A ideia é que, ao longo dos próximos meses, eles vivenciem experiências com a utilização de técnicas de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e treinamento comportamental. Para tal, a equipe de Educação Permanente do HMC também está envolvida no processo e irá ministrar cursos específicos de acordo com dificuldades que forem sendo identificadas.

“Os colaboradores serão divididos em grupos de até 15 pessoas, sendo previstos quatro encontros para cada turma, com uma hora de duração cada. Na divisão dos grupos e recrutamento dos colaboradores, foram tomados todos os cuidados para não deixar nenhum departamento desassistido, de uma forma em que não aja prejuízo no atendimento do hospital por conta desta ação”, ressalta o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle.

De acordo com o presidente da Comissão, a humanização no ambiente de trabalho tem uma enorme influência e participação para o engajamento dos trabalhadores na experiência do paciente. “Quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, tendem a ter uma maior motivação e comprometimento com o trabalho, o que se reflete diretamente na experiência do paciente, transmitindo confiança, empatia e cuidado”.

Ainda segundo Marcelo Valle, ao investir na humanização do ambiente de trabalho, as organizações de saúde podem contar com colaboradores mais engajados e comprometidos com a qualidade do atendimento. “Essa prática contribui para a construção de uma relação de confiança e respeito entre equipe e pacientes, resultando em uma experiência mais humanizada e satisfatória para todos. Portanto, é uma estratégia essencial para promover o engajamento dos colaboradores, garantindo um atendimento acolhedor e de qualidade” revela.

Por fim, o profissional afirma que a experiência do paciente é fundamental para a qualidade no atendimento, pois é a maneira como é tratado e percebido durante todo o seu contato com os serviços de saúde. “Uma boa experiência do paciente é aquela em que ele se sente bem cuidado. Quando este vive uma experiência positiva durante cuidados de saúde, tende a estar mais satisfeito e disposto a colaborar com o tratamento proposto. Além disso, uma boa experiência do paciente também está associada a melhores resultados de saúde e menor taxa de reinternação”, finaliza Marcelo Valle. O HMC é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal de Cubatão.

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