RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Orla de Santos terá novas rampas de acesso à praia e outras melhorias; Entenda

Créditos: Carlos Nogueira - Prefeitura Municipal de Santos

O canal 3, na Avenida Washington Luís, começa a ganhar, ainda este mês, três válvulas antirretorno, que impedirão a entrada de água do mar durante a ocorrência de maré alta, minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas. Esses são os primeiros dispositivos com essa função a serem instalados pela Prefeitura na rede de drenagem de Santos.

Na terça-feira (7), foi publicado o extrato do contrato da Administração Municipal com a Focus Consulting Engenharia Ltda., vencedora da concorrência pública para a instalação das válvulas, que ainda incluem a revitalização de canais na faixa de areia, com ampliação das passarelas e novas rampas de acesso. 

O projeto envolve a construção de quatro rampas com escada para acesso à faixa de areia entre os canais 4 e 6; prolongamento das passarelas de pedestres sobre os canais 5 e 6, no trecho da praia, e recuperação de muretas e taludes dos canais 3 ao 6.

BOMBAS 

A instalação das válvulas antirretorno no canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca, foram precedidas por estudos, a cargo de empresas especializadas, conforme explicou Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos). Mas ele alerta: “De qualquer forma, a força da natureza é imprevisível e o objetivo das válvulas é mitigar possíveis alagamentos”.

As válvulas serão instaladas no ponto de junção das redes de drenagem das ruas Lincoln Feliciano, Pindorama e Jorge Tibiriçá com o canal 3, conforme adiantou o secretário.

NOVOS ACESSOS 

Já o calçadão junto à faixa de areia entre os canais 4 e 6 ganhará quatro acessos à praia, dotados de escada do lado direito e rampa em concreto armado à esquerda.

“Eles facilitarão a circulação dos banhistas e esportistas, sobretudo nos períodos em que a força da maré retirou volumes de areia, criando um degrau entre o passeio e a praia”, afirmou Wagner Ramos. A areia é carreada para o trecho próximo aos canais 2 e 3, e depois transportada regularmente, em caminhões, de volta à Praia da Aparecida.

Dois acessos serão construídos em frente à Rua Oswaldo Cochrane e à Basílica de Santo Antônio do Embaré, na Praia do Embaré (entre os canais 4 e 5), e os demais, nas proximidades da Fonte do Sapo e na altura das ruas Alexandre Martins e General Rondon, na Praia da Aparecida (entre os canais 5 e 6). Cada acesso terá 11m de extensão e 1,2m de largura.

PASSARELAS E CANAIS 

As intervenções contemplam ainda o prolongamento das passarelas sobre os canais 5 e 6, junto ao mar, visando minimizar os efeitos das marés. Isso porque a movimentação da maré e as ressacas removem grande volume de areia, criando degraus que dificultam a circulação de banhistas e esportistas.

O projeto também envolve a recuperação de taludes e muretas em granito dos canais, no trecho da praia.

INVESTIMENTO 

As intervenções deverão estar concluídas em 16 meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço, a ser expedida nos próximos dias.

O investimento é de R$ 3.503.026,49, recursos oriundos do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), do Município de Santos. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS