Foi com o caminhão lotado de doações que o motorista deixou o Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS), na tarde desta sexta-feira (10), para que itens arrecadados pelos santistas cheguem às regiões mais afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
O FSS continuará aberto para doações neste sábado (11), das 9h às 17h. Neste momento, a maior necessidade são alimentos enlatados, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e itens para pets. Outros materiais que também podem ser doados são alimentos não perecíveis, água mineral, artigos de higiene pessoal e limpeza, roupas de cama e de banho. Para eventuais dúvidas e informações, entrar em contato pelo telefone 3222-8050.
Balanço
Até o momento, o FSS já arrecadou 120 mil peças de roupas, 38 mil litros de água, 39 mil itens de higiene e limpeza e 5,5 mil kg de alimentos. Todas as doações de Santos vão para o Fundo do Social do Estado de São Paulo (FUSSP), responsável por fazer o restante do trajeto e distribuição dos itens.
Maria Ignez Barbosa, presidente do FSS, demonstra imensa gratidão com todo o empenho da população santista. Ela aproveita para ressaltar que, neste momento, a preferência é por alimentos enlatados, pois, na maioria dos casos, as pessoas não têm como cozinhar os mantimentos recebidos. “Eu só tenho a agradecer, o povo santista é solidário e nós não podemos ficar sem nos sensibilizar. Porque os nossos irmãos do Sul estão sofrendo muito com as tempestades. Então, o que puderem doar, o pouco que tiverem disponível, vai representar muito para essas pessoas”.
Alunos responsáveis pelo grêmio estudantil da escola estadual Professora Alzira Martins Lichti estiveram presentes no FSS para entregar todo o material arrecadado nesses últimos dias.
Giovana Lima, 17, conta que ficou surpresa com o engajamento na campanha, que contou com a colaboração de pais, alunos, professores e também da comunidade local. Juntos, conseguiram mais de cem litros de água, mil peças de roupas, brinquedos e vários outros materiais.
“Foi algo surreal, a gente não achava que a escola ia se comover tanto assim. Todo mundo colaborou, seja compartilhando a campanha de arrecadação ou doando. Foi um ato de solidariedade não só do colégio, mas de toda a comunidade”.
Além dela, estiveram presentes Matheus Simeão, Gabriel Monteiro, Weslley Lima e Laryssa Amado, estudantes que também auxiliaram na logística de transporte das doações.
Renata Negrini, 43, empresária, explica que reuniu a família inteira na arrecadação e que todos ajudaram de alguma forma na organização das doações em sua casa.
“Tocou muito meu coração. Se cada um ajudar de alguma forma um pouquinho, vamos conseguir reerguer todos que estão precisando lá no Rio Grande do Sul. Amar o próximo como a si mesmo”.