O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizou mais de quarenta salvamentos no último final de semana, mas três ocorrências resultaram em morte. Entre as vítimas, dois eram turistas e um, natural da cidade de Praia Grande, litoral paulista.
Este último, um idoso, de 61 anos, foi a primeira vítima registrada no sábado (11). Segundo informações, pai e filho estavam se banhando nas águas, quando foram arrastados por uma corrente de retorno e não conseguiram mais voltar a um lugar seguro.
O filho conseguiu aguardar o socorro enquanto boiava, e em uma tentativa de ajudar o pai, não teve êxito. Quando a guarnição chegou ao local, o homem já havia sido resgatado por populares e estava na faixa de areia, inconsciente. Durante 40 minutos, foram realizadas manobras para reanimar a vítima, que sofreu grau 6 de afogamento, mas o óbito foi confirmado ainda no local.
As outras duas ocorrências aconteceram no domingo (12), com turistas que visitavam a cidade de Itanhaém, e estavam em diferentes áreas da Praia dos Sonhos. Os casos não tem ligação entre si.
No primeiro caso, a vítima foi um homem, de 57 anos, de Cotia (SP). O turista foi retirado das águas já em grau 6 de afogamento, que significa em parada cardiorrespiratória. Após o primeiro atendimento, o homem foi transportado à UPA de Itanhaém, onde o óbito foi constatado.
A outra vítima trata-se de um menino, de 10 anos de idade, de Itú (SP), e aconteceu por volta de 13h14. A criança foi retirada da água pelo pai e pelo guarda-vidas, e se encontrava em grau 5 de afogamento, que significa em parada respiratória. Após ser transportado para a unidade de atendimento, a médica constatou a morte.