O monitoramento por câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, em conjunto com os guardas municipais em operação nas ruas, apreendeu, sexta-feira (17), quatro adolescentes por roubo e furto em Santos.
Por volta das 16h, uma equipe de motos recebeu informação do CCO de que dois adolescentes de 16 anos, após ameaça, tomaram um celular e uma bicicleta de um munícipe na Ponta da Praia e fugiram.
Com as características físicas dos menores, um guarda municipal de plantão na sede da Romu, na Vila Nova, identificou, pouco depois, que haviam passado pelas redondezas. As guarnições saíram na captura e, com a ajuda das câmeras do CCO, conseguiram avistá-los na esquina das ruas Bitencourt e Braz Cubas.
Abordada, a dupla confessou e foi encaminhada à Delegacia da Infância e Juventude (Diju), onde responderá pela prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. A bicicleta e o celular da vítima foram recuperados e devolvidos.
Também no período da tarde, a GCM apreendeu outros dois menores na orla por furto de uma correntinha de ouro de um casal no José Menino. Orientados pelas equipes do CCO, que monitoraram os infratores, os guardas rapidamente localizaram os adolescentes sentados em um banco da praia.
Eles foram apreendidos e encaminhados para a delegacia. O produto do furto foi recuperado, bem como duas bicicletas apreendidas.
TRÁFICO
Por volta das 12h, agentes da GCM no CCO conseguiram monitorar um jovem repassando alguns produtos para um homem de bicicleta na orla da Pompeia. Desconfiados, os guardas informaram a situação para outras equipes operacionais, que fizeram a abordagem aos suspeitos.
O homem de bicicleta confessou aos guardas que era usuário de drogas e estava no local para comprá-las. Já com o outro acusado foram encontrados uma trouxinha de maconha e R$ 35. Após buscas nas proximidades, foi encontrada atrás de uma lixeira uma sacola com 29 tubos plásticos e quatro papelotes de cocaína, além de sete trouxinhas de maconha.
A dupla foi conduzida para o 7º Distrito Policial, onde foi registrado o crime de tráfico de drogas. O homem que alegou estar no local para consumo acabou sendo liberado pelo delegado.