Nesta terça-feira (21), aconteceu a cerimônia de abertura do 24º Seminário do Café, que contou com a presença de autoridades públicas e empresários da região. Pela primeira vez, o evento acontece em Santos, litoral paulista, após 52 anos tendo como sede a cidade de Guarujá, litoral paulista.
Neste ano (2024), a gestão da ACS (Associação Comercial de Santos), optou por acontecer na cidade de Santos, visto que o café tem uma ligação muito importante com o Porto de Santos. A solenidade acontece ainda nesta quarta (22) e quinta-feira (23) no Blue Med Convention Center, a partir das 9h.
No primeiro dia foram realizadas visitas externas no Porto de Santos e ao memorial das conquistas Santos Futebol Clube, que reúne registros e objetos da história e principais conquistas do Santos Futebol Clube com a presença dos ídolos eternos, além do coquetel de abertura.
Nesta quarta-feira (22), o dia começou com palestra de Ricardo Amorim, que abordou, do ponto de vista econômico, a atual situação do mercado da indústria do café, do qual o Brasil é um dos maiores produtores do mundo. A economia brasileira tem uma forte dependência desse setor.
Ricardo falou sobre as mudanças que estão acontecendo no país e no mundo, e demonstrou em gráficos que o Brasil está crescendo no setor nos últimos anos.
Em seguida, palestrou Laudemir Muller, gerente de agro negócios, que falou sobre práticas agrícolas sustentáveis, que podem garantir a longevidade da indústria cafeeira brasileira. O país também precisa estar preparado pra enfrentar as mudanças climáticas, que podem afetar a produção de café.
Por último, na parte da manhã, a diretora executiva da organização internacional de café, Vanusia Nogueira, falou sobre os principais desafios para o futuro da indústria. Ela também abordou a questão da participação da mulher no setor cafeeiro, que precisa melhorar.
Na parte da tarde, os participantes acompanharam o painel “Infraestrutura: Impactos na movimentação de cargas pelo Porto de Santos”. Depois, foi realizado um painel sobre a “Rastreabilidade do Café Brasileiro, da Cecafé e da Serasa Experian”.
E pra fechar a programação do período da tarde, o painel “Mercado Café”, que propôs reflexão sobre o excedente atual ser ou não, suficientemente grande para satisfazer as necessidades do mercado.
Na quinta-feira (23), será o último dia do evento, que contará com mais painéis para discutir dos mais diversos assuntos, além de pausas para networking, e para fechar com chave de ouro, a festa de encerramento será comandada por Elba Ramalho, com um show na Estação Valongo para todos os participantes do seminário.