A partir deste mês (junho), a Sabesp vai iniciar uma série de obras de esgotamento sanitário que vão beneficiar com mais saúde e qualidade de vida cerca de 69 mil pessoas em Praia Grande ainda neste ano. Parte do Onda Limpa, o maior programa ambiental da costa brasileira, os trabalhos vão contribuir também para melhorar as condições das praias e proteger a vida marinha num dos principais destinos turísticos do Estado.
As obras vão coletar e levar para tratamento o esgoto dos bairros Samambaia, Jardim Esmeralda, Ribeirópolis, Trevo, Japurá, Nova Mirim, Anhanguera, Tupiry, Intermares e Imperador.
“Nosso objetivo é transformar a vida dos moradores dessas regiões por meio do saneamento. É uma ação que será potencializada com o novo contrato, que vai nos permitir ampliar a área de atendimento dos nossos serviços no município”, explica o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.
Com as novas obras, Praia Grande vai atingir 90% de cobertura de esgoto em 2024 na área urbana formal, todo ele encaminhado para tratamento.
“Estamos intensificando nossa ação em Praia Grande. Até o fim do ano, várias frentes de trabalho vão atuar num esforço planejado para ampliar o sistema de esgoto e melhorar a cada dia a vida de milhares de pessoas que moram nessas regiões, evoluindo com os índices de cobertura de esgoto do município”, diz Paula Violante, diretora de Engenharia e Inovação da Companhia.
Serão construídos 109 km de redes, 8 estações elevatórias e 15.500 ramais em imóveis até fim de 2024. O primeiro trecho de trabalhos, com início neste mês, será na região Trevo/Melvi, que foi dividida em duas frentes. As obras de saneamento da Sabesp continuarão em 2025. Serão mais 8.400 ligações de imóveis.
Lançado em 2007, o Onda Limpa vem expandindo a coleta de esgoto na região metropolitana da Baixada Santista rumo à universalização do atendimento. A iniciativa está contribuindo para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos diretos na valorização imobiliária e atração de turistas. Em 2019, o programa chegou ao Litoral Norte, intensificando os trabalhos em saneamento na região.