A Alfândega apreendeu um contêiner no Porto de Santos, contendo 7.354 kg de mercadorias que não haviam sido declaras à Receita Federal. A carga era vinda de Miami, Estados Unidos.
Segundo a RF, a seleção para conferência física é feita através de critérios objetivos de gerenciamento e análise de riscos, e ela segue em andamento. Já há indicação da prática de vários ilícitos aduaneiros, tais como: pagamento de apenas parte dos tributos, mediante artifício doloso; falsa declaração de conteúdo e ausência de licença de importação ou documento de efeito equivalente.
Além da perda das mercadorias, os responsáveis responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, cujas penas podem variar de 1 a 5 anos de reclusão.
Entre os produtos encontrados estão: aparelhos médico-hospitalares; uma prancha de surf motorizada; bicicletas; computadores; notebooks; produtos de beleza (cremes e maquiagens); spray de pimenta; armas de choque; partes e equipamentos de carros; medicamentos e suplementos alimentares; um drone de grandes dimensões e acessórios; perfumes; vestuários; tênis; bolsas; brinquedos e produtos para recém-nascidos.
O órgão ainda informou que o saneamento das mercadorias continua e novos produtos podem ser identificados.