Exportação de grãos de café cresce mais de 32% e atinge volume recorde; advogada marítima comenta

Divulgação

O Brasil bateu recorde na exportação de grãos de café na safra 2023/2024, com o volume de 47.300 milhões de sacas de 60kg. Por conta disso, houve uma alta de 32,7% na comparação com os 35.632 milhões apurados de julho de 2022 a junho de 2023. Os dados fazem parte do relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.

Segundo a advogada marítima Cristina Wadner, do escritório Cristina Wadner Advogados Associados, apesar deste crescimento, a exportação ainda passa por alguns desafios.

“Houve um aumento na produção do café, com uma concentração de cerca de 80% desta produção no Sudeste – por conta disso, a exportação está focada no Porto de Santos. Isso, mesmo com alguns gargalos logísticos e esgotamento que este porto tem, o que gera custos adicionais. Temos ainda os conflitos políticos no exterior, que refletem no valor do frete marítimo, pois os desvios aumentam a rota das viagens, o que significa mais tempo de armazenamento do produto. Ainda sim, o Brasil consegue manter um bom posicionamento no mercado de exportação global”, explica a advogada marítima.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS