Quatro municípios do litoral de SP estão no ranking de maior taxa de furto e roubo de celulares

Reprodução

Uma lista divulgada no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, dos 50 municípios com maior taxa de roubo e furto de celulares no Brasil, cita quatro cidades da Baixada Santista: Guarujá, Itanhaém, São Vicente e Praia Grande.

A pesquisa foi divulgada na quinta-feira (18), e engloba apenas cidades com mais de 100 mil habitantes. O primeiro município do litoral aparece em 19º lugar, em relação à todo o país. Guarujá é, portanto, a 5ª cidade do Estado de São Paulo com maior índice do delito, ficando atrás apenas da capital, Itapecerica da Serra, Diadema e Poá.

O segundo município da Baixada Santista a aparecer no ranking é Itanhaém, em 34º lugar. Em comparação apenas ao estado, a cidade fica na 9ª posição.

Um pouco abaixo na lista, aparece São Vicente, que está em 39º lugar, e no ranking paulista ocupa a 10ª posição. Praia Grande vem em seguida, em 41º lugar e sendo o 11º município do estado de São Paulo a ter maior número de registro de casos.

A lista levou em consideração as taxas dos delitos registrados no ano passado, 2023. Mongaguá, Bertioga e Peruíbe não foram consideradas pois possuem menos que 100 mil habitantes. As únicas cidades do litoral de SP que não foram citadas no ranking das 50 do país foram Santos e Cubatão.

O anuário justifica que esses registros de roubos e furtos de celulares também “parecem influenciados pelo baixo nível de letramento digital das vítimas e, em especial, pela baixa capacidade institucional do Estado, especialmente das polícias civis, em investigar tais ocorrências e punir seus responsáveis”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS