Audiência pública debate atenção integral para casos complexos de autismo em jovens e adultos

Reprodução

O grupo Acolhe Autismo promove audiência pública que ocorrerá na próxima quarta-feira (28), das 19h às 21h30, no Auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara Municipal de Santos.

O evento terá como foco a atenção integral à saúde de jovens e adultos com autismo em situações complexas, uma questão de extrema importância para milhares de famílias no Brasil.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo, segundo estimativas.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!

Muitos desses indivíduos, especialmente aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), enfrentam dificuldades graves no acesso a cuidados especializados. A maioria é acompanhada apenas por médicos de saúde mental, com consultas esparsas, muitas vezes sem o atendimento integral necessário. Outros campos da saúde, como exames preventivos e tratamentos especializados, frequentemente são negligenciados, agravando a situação dos casos mais severos, como o autismo de suporte nível 3 em comorbidade com a deficiência intelectual.

A audiência pública visa discutir essas situações específicas, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas autistas e seus cuidadores diretos, em especial as mães, que costumam ser as principais cuidadoras.

O objetivo é debater e propor soluções para a criação de programas que acolham e atendam essa população de forma focada e direcionada, garantindo acesso a serviços de saúde adequados e humanizados.

O evento será presidido pelo vereador Marcos Libório e contará com uma mesa de especialistas que abordarão diferentes aspectos dessa questão urgente:

CRONOGRAMA:

  1. Dra. Karen Baldin, neurologista – Complexidade dentro do espectro
  2. Dr. Pavel Oliveira, psiquiatra – Complexidade do atendimento em saúde
  3. Dr. Rafael Silva, psicólogo – Segurança em crises agressivas
  4. Francisco Paiva Jr., CEO da Tismoo.me e pai de um jovem autista – Saúde no espectro: a primeira linha de cuidados especializados
  5. Me. Fernanda Gaspar, enfermeira e mãe de um adulto autista – Cenário das famílias cuidadoras
    1. Cahue Talarico – advogado.

Além de levantar a necessidade de um fluxo de atendimento direcionado e preventivo para pacientes com autismo, o evento também chamará a atenção para a importância do treinamento de profissionais da saúde, considerando a acessibilidade atitudinal e a abordagem humanizada.

O evento é aberto à população e gratuito. Para mais informações: (13) 99740-9393

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS