A CPFL Piratininga, concessionária responsável pelo abastecimento de energia da Baixada Santista, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma operação de combate a fraudes e furtos de energia que resultou na detecção de irregularidades em pizzarias da cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo.
A ação aconteceu na quinta-feira (22), em estabelecimentos comerciais situados nos bairros Vila Mirim, Vila das Caieiras e Boqueirão. Assim que localizadas, as ligações irregulares foram prontamente desfeitas pela companhia e as investigações serão conduzidas pelas autoridades policiais.
Essas operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir a prática ilegal. “Vale lembrar que os atos de fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores da energia referentes a todo o período da irregularidade”, informou a concessionária em nota.
Os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores são feitos pela distribuidora e repassados aos responsáveis pelas fraudes. Em todo o ano de 2023, equipes da CPFL Piratininga realizaram inspeções como essa, na região da Baixada Santista, em residências, comércios e indústrias e regularizaram 9.559 instalações, sendo 2.138 somente em Praia Grande.
Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, por este site.