Novo terminal de contêineres em Santos pode causar demissões no setor portuário e trabalhadores protestam

Foto: Paulo Barrio (TH+)

Na última semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o governo irá licitar no primeiro semestre de 2025 o STS10, novo grande terminal de contêineres no Porto de Santos. A mudança poderá acarretar em mais de 2 mil trabalhadores desempregados, o que motivou um protesto na frente da sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), nesta sexta-feira (30).

Com faixas com “STS10 trás o desemprego e a fome para trabalhadores do Porto de Santos”, funcionários portuários foram às ruas contra o novo projeto. Estiveram presentes os seguintes presidentes dos sindicatos: SINDOGEESPE (Sind. dos Operadores de Guindaste e Empilhadeiras), Guilherme do Amaral Távora; SINTRAPORT (Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários em Geral nas Administrações dos Portos e Terminais Privativos e Retroportos do Estado de São Paulo), Robson Gama; e SINDESTIVA (Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão), Bruno José dos Santos.

Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal e presidente da Comissão Parlamentar de Portos e Aeroportos, por meio de suas redes sociais manifestou apoio ao movimento dos trabalhadores portuários contra o encerramento das atividades da empresa Ecoporto. “O parlamentar afirmou ter conversado com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para que o Governo ache uma solução para manter os postos de trabalho, garantindo que as 2,5 mil famílias da Baixada Santista não sejam afetadas negativamente”, finalizou em nota.

Reprodução / Instagram Paulo Alexandre Barbosa

Entenda

“A gente tem trabalhado fortemente na construção do STS10, que é uma pauta que vai unir o Brasil. É uma pauta muito importante que a gente espera no próximo ano estar fazendo esse leilão aqui na B3”, disse o ministro Silvio Costa Filho no anúncio da última semana.

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A APS iniciou em 2023 um processo para repartir a área que já havia sido destinada ao novo terminal de contêineres em três projetos, sendo estes: um novo terminal de passageiros, e a repactuação de dois contratos de arrendamento na mesma região (Ecoporto e BTP), para que ampliassem suas áreas.

O anúncio causou fortes reações no mercado de navegação, além de ter gerado oposição na área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União). Durante sua fala, também foi confirmado que a Ecoporto não terá o contrato renovado.

“A gente, nesse processo, a gente entende a importância de cada vez mais ampliar a capacidade do porto de Santos. A gente está modelando um plano estratégico que dialoga com o STS10, com o adensamento da DP World, o adensamento da Santos Brasil, entre outras áreas que precisam ser ampliadas para a gente aumentar a capacidade”, disse Silvio Costa Filho.

Foto: Paulo Barrio (TH+)
Foto: Paulo Barrio (TH+)

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