Com o objetivo de valorizar a gastronomia local e escolher o melhor petisco de bares e restaurantes de Santos, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES) realiza a 1ª edição do Petiscaria – Festival Santista de Petiscos. Os estabelecimentos interessados devem realizar inscrição até terça-feira (10), pelo telefone (13) 99167-8068.
No festival, os participantes devem criar um petisco autoral – individual ou para compartilhar, de até R$ 60, que será avaliado por um júri especializado e pelo público, que poderá votar por meio de um QR Code. Serão avaliados quatro critérios: originalidade, sabor, apresentação e custo-benefício. Além disso, os estabelecimentos concorrerão nas categorias ambiente, atendimento e oferta de menu. A seletiva acontece de 11 a 31 de outubro. O vencedor será consagrado como o Melhor Petisco Santista 2024 e receberáuma placa, um troféu e destaque na mídia.
“Esse concurso faz parte de um conjunto de premiações que estamos desenvolvendo para reconhecer os empresários que têm trabalhado para o crescimento do nosso setor. Queremos dar protagonismo e gerar resultado para a categoria, com o foco em oferecer para o santista um cardápio cada vez melhor. Vamos estimular o desenvolvimento de uma gastronomia caiçara por essência e que tenha a cara da nossa região”, afirma Arthur Veloso, presidente do SINHORES.
Para Diego Brigido, idealizador e curador do Petiscaria, o evento une a gastronomia e a cultura da cidade. “Santos está vivendo um importante momento no cenário cultural, com festivais e intensa programação. E a gastronomia local diz muito sobre a cultura de seu povo. Criar iniciativas que enalteçam a culinária e valorizem quem trabalha por ela é fundamental para o fortalecimento da identidade cultural. Por isso a ideia do Petiscaria, para estimular a criação e elegermos um petisco que seja a cara do santista, que fortaleça nossa cultura”, destaca.
O evento é idealizado e organizado pela Revista Nove e Guia de Bares e Restaurantes, com realização do SINHORES.