A Prefeitura de Santos oficializou a doação do terreno localizado na Praça Maria Coelho Lopes, 328, no Santa Maria, ao Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo, para a construção das primeiras Etec (Escola Técnica Estadual) e Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de SP) na Zona Noroeste.
A Lei Nº 4.533, que garante a doação do espaço, entrou em vigor na última quinta-feira (5), conforme publicado na edição do Diário Oficial daquele dia.
De acordo com a nova lei, aprovada em uma sessão realizada no dia 22 de agosto, na Câmara Municipal, a obra deve ser realizada pelo Centro Paula Souza, em até cinco anos, no terreno cedido pelo Município. Com isso, Santos se tornará a primeira cidade do Estado a contar com mais de uma Fatec, e a segunda a ter três Etecs.
Segundo o Governo do Estado, responsável pelo aporte de R$ 40 milhões para a instalação dos campi, na Zona Noroeste, e pela licitação para a construção das duas unidades, a Etec e a Fatec deverão atender 1,2 mil alunos e têm início letivo previsto para 2027.
Os recursos integram os R$ 80 milhões, anunciados em maio deste ano, pelo governador Tarcísio de Freitas, para investimentos nas áreas de Habitação, Infraestrutura e Educação, em Santos.
“Esta é uma parceria consolidada entre a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado, com o importante papel da Câmara Municipal, que irá contribuir para a formação dos jovens da Zona Noroeste e o ingresso deles no mercado de trabalho”, destaca o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!
UNIDADES
A Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) está desenvolvendo o anteprojeto arquitetônico para transformar o prédio, na Praça Maria Coelho Lopes, no Santa Maria, que era usado pela UME Professor Waldery de Almeida, nas novas Etec e Fatec. Nele está previsto 25 salas de aula com capacidade para 700 alunos (por período), laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva, área administrativa e auditório para 140 pessoas.
As duas novas unidades do Centro Paula Souza oferecerão cursos, de acordo com a vocação econômica de Santos. A sugestão do Município à autarquia do Estado, é que sejam ofertados inicialmente cursos de nível técnico em Enfermagem, Meio Ambiente, Eventos e Logística, e tecnólogos em Gestão Ambiental e Construção Civil.