O Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna e o município de Bertioga, por meio de seu Departamento de Operações Ambientais (DOA), completaram no mês de julho um ano de parceria no atendimento a animais silvestres feridos ou debilitados encontrados na região, tanto por conta do impacto humano, quanto causas naturais.
Neste período, foram resgatados 93 animais, 62 aves, 29 mamíferos e dois répteis, de 51 espécies diferentes. Todos deram entrada na base da instituição para reabilitação a partir do acionamento de munícipes ao DOA e também ao Corpo de Bombeiros, que repassaram os chamados ao Gremar. Destes, 40 animais já foram encaminhados para a soltura, sendo 24 aves e 16 mamíferos.
Quatro animais atendidos representam espécies com algum risco de extinção: a cagarra-de-cabo-verde (Calonectris edwardsii), quase ameaçada; o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) e o gavião-pombo-pequeno (Buteogallus lacernulatus), ambos vulneráveis; e a jacutinga (Aburria jacutinga), em perigo de extinção.
A preocupação do município em contar com um local seguro para a reabilitação dos animais silvestres contempla sua responsabilidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) instituídos pelas Nações Unidas para garantir a Agenda 2030. A parceria, inclusive, já está renovada por mais um ano.