A Trupe Olho da Rua, coletivo teatral reconhecido por sua atuação nos espaços públicos de Santos, Baixada Santista, São Paulo e Brasil, celebra sua história de resistência e engajamento cultural com o lançamento do livro “20 anos da Trupe Olho da Rua: um coletivo teatral nascido às margens do Atlântico Santista e em andanças pelos espaços públicos do Brasil”.
Escrito e organizado por Alexandre Mate, professor, pesquisador de teatro e autor de diversas obras sobre a história do teatro brasileiro, o livro é um testemunho da importância da Trupe Olho da Rua no cenário cultural. A obra narra a jornada dos integrantes do grupo ao longo de duas décadas, destacando a pesquisa contínua e a metodologia colaborativa que os tornaram uma referência no Teatro Político Popular Brasileiro, com foco no Teatro Épico e na Palhaçaria.
A obra contou com um evento de lançamento durante a 66ª edição do Festival Santista de Teatro (#FESTA66). Como contrapartida, serão distribuídos cerca de 70 exemplares impressos para bibliotecas municipais, coletivos, escolas de teatro e grupos teatrais. A versão digitalizada está disponível gratuitamente neste site, ampliando o acesso ao conteúdo.
Mais sobre a obra
O livro “20 anos da Trupe Olho da Rua: um coletivo teatral nascido às margens do Atlântico Santista e em andanças pelos espaços públicos do Brasil” é um relato emocionante de duas décadas de resistência cultural, levando teatro de rua a diversas localidades do Brasil. A obra é um registro visual e textual da história de um coletivo teatral que, nascido à margem da sociedade, construiu uma trajetória marcada pela inclusão, criatividade e compromisso com a democratização da arte.
Com a publicação, a Trupe Olho da Rua reafirma seu compromisso com a cultura popular, oferecendo um legado que inspira futuras gerações de artistas e coletivos a continuar ocupando e transformando os espaços públicos por meio da arte.
História
A Trupe Olho da Rua atua na cidade de Santos e na Região Metropolitana da Baixada Santista, ocupando e administrando a Vila do Teatro, localizada no Centro Histórico de Santos, desde 2012. O coletivo teatral também participa de forma ativa das discussões político-culturais do município e região, integrando o Movimento Teatral da Baixada Santista – que realiza o FESTA – Festival Santista de Teatro, além de integrar a equipe da Frente Ampla pela Cultura da Baixada Santista, que teve importante atuação para a aplicação e desenvolvimento da Lei Aldir Blanc na Baixada Santista, colaborando com diversos coletivos, reativando e/ou estruturando Conselhos de Cultura das cidades.