Uma viatura da Polícia Militar trafegava durante a chuva da tarde de seguda-feira (16), quando acabou aquaplanando e perdendo o controle, vindo à tombar e bater contra uma árvore, na cidade de São Vicente, litoral paulista.
O acidente ocorreu na Avenida Angelina Pretti, na Área Continental da cidade, enquanto a equipe policial estava indo dar apoio à outra que também havia acabado de se acidentar. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para atender a ocorrência, e no local, encontraram três policiais em uma viatura tombada. Dois deles estavam sem ferimentos, mas o motorista do veículo precisou ser socorrido.
Segundo a Secretaria da Saúde (Sesau) da cidade, o policial, de 34 anos, foi atendimento pela equipe ainda no local, e apresentou trauma torácico e lesão na costela.
O Corpo de Bombeiros informou que o mesmo acabou preso nas ferragens mas estava consciente e orientado, e foi retirado com a ajuda da equipe. Ele foi medicado, e posteriormente encaminhado estável e consciente ao Hospital do Vicentino.
Em relação ao estado de saúde, a Sesau informa que, de acordo com o Artigo 73 do Código de Ética Médica, os profissionais de saúde são proibidos de “revelar fato de que tenha conhecimento em virtude de exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deslocou agentes de trânsito ao local do incidente para realização da sinalização de solo, e após a remoção do veículo, o tráfego foi liberado.
Não há maiores informações sobre o que teria motivado os dois acidentes até o momento, bem como a dinâmica dos fatos. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), todos os policiais envolvidos passam bem.
A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando o pneu do carro perde o contato com a pista e o veículo não consegue mais responder à direção. Isso pode acontecer quando há uma camada de água entre o pneu e a estrada, o que diminui o atrito entre os dois.