Lobo-marinho e pinguins são soltos em Santos após meses de reabilitação; Veja os vídeos

Foto: Instituto Gremar

O Instituto Gremar, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou duas solturas importantes no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no dia 11 de setembro: um lobo-marinho-sul-americano e sete pinguins-de-magalhães voltaram ao seu habitat natural após meses em reabilitação.

Lobo-marinho

O lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) jovem, macho, foi resgatado em 4 de julho na Praia do Guaiuba, na cidade de Guarujá, litoral paulista. Na época, o animal pesava apenas 12,1kg e apresentava uma lesão no olho direito, mas está com parâmetros estáveis, alerta, reativo ao manejo e vocalizando.

Após pouco mais de dois meses em reabilitação, o lobo-marinho estava plenamente recuperado, com 19,6kg e foi considerado apto a retornar ao ambiente natural.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!

Pinguins

Os sete pinguins-de-magalhães foram resgatados nas praias do litoral paulista entre os meses de junho e julho do último ano, nas cidades de Peruíbe, Itanhaém, Guarujá, Santos e Bertioga (SP). A soltura contou com o apoio da Fundação Florestal, do IBAMA e do Iate Clube de Santos, além da gestão do Parque Estadual.

Quatro dos sete pinguins foram resgatados e estabilizados pela equipe do Instituto Biopesca, sendo posteriormente conduzidos para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá (SP), onde realizaram a reabilitação.

A maioria dos pinguins encontrados com vida estavam em estado grave de saúde, caquéticos e com sinais de exaustão e desidratação. Outros casos incluíram ferimentos leves, apresentando também espinhos de peixes na boca.

Os animais reintegrados à natureza apresentaram evolução positiva durante a reabilitação, e há algumas semanas já ocupavam recinto externo, com tanque de volume alto disponível, onde foram submetidos a sessões de fortalecimento da musculatura e de impermeabilização de penas, fundamentais para que pudessem retomar a longa rota em alto mar.

É importante ressaltar que para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, pode-se entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341.

Créditos: Instituto Gremar

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS