SANTOS: Cidade mais feminina do país elege apenas duas vereadoras nas Eleições 2024

A cidade de Santos é considerada a mais feminina do Brasil, segundo o Censo Demográfico 2022 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar disso, nas Eleições 2024, apenas duas mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal, dos 21 vereadores que assumirão o cargo.

Débora Camilo (PSOL) recebeu 8.016 votos, e foi a mais votada de todo o município, em seu segundo mandato. Renata Bravo (PSD), atual vice-prefeita de Rogério Santos, assumirá o cargo em janeiro, e foi votada 4.359 vezes. As duas, portanto, foram as únicas mulheres eleitas.

Segundo o censo realizado pelo Instituto, 54,6% da população de Santos são mulheres. De um total de 418.608 habitantes, elas representam mais que a metade, sendo 228.881 mil. O levantamento levou em conta o sexo biológico do morador.

Atualmente, em 2024, três mulheres estão atuando na Câmara, sendo Débora Camilo (PSOL), Audrey Kleys (Novo) e Telma de Souza (PT). A última, se candidatou à prefeitura de Santos, e recebeu 13,40% dos votos, ficando em terceiro lugar. Já a do partido Novo, aparece nestas eleições como vice-prefeita de Rogério Santos, caso o mesmo ganhe o segundo turno, que irá disputar junto com Rosana Valle.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS