A taxa de desocupação no Brasil no trimestre encerrado em agosto teve o menor índice desde 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 27. Seguindo esta tendência, a Embraps, empresa santista especializada em facilities, teve um aumento de 43,78% nas contratações no trimestre formado por junho, julho e agosto deste ano.
Neste período, a empresa contratou 243 funcionários – um aumento de 43,78% em comparação com 2023, quando foram registradas 169 contratações no mesmo período.
“O mercado de facilities, especialmente nas funções em que atuamos – portaria, serviços de limpeza, zeladoria e recepção, entre tantos outros, que atuam em condomínios, prédios comerciais, academias, escolas, clínicas e diversos tipos de empreendimentos – possui alta demanda. Por isso mesmo, sempre temos novas oportunidades. Mas, além das contratações, investimos também na qualificação destes profissionais, com treinamentos e cursos de reciclagem para o aprimoramento das habilidades”, afirma Rodolfo Quaresma, diretor da Embraps.
No trimestre analisado pela Pnad, houve uma queda de 6,6% na taxa de desemprego, o que representa um recuo de 0,5 ponto percentual (p.p.) em comparação com o trimestre de março a maio de 2024 (7,1%) e 12 p.p. frente ao mesmo trimestre móvel de 2023 (7,8%).
A pesquisa constatou, também, um novo recorde na série histórica: a taxa de população ocupada, que soma 102,5 milhões.