Depois do Orquidário de Santos, o Parque Ecológico Voturá, conhecido como Horto Municipal de São Vicente, também foi alvo de furtos de animais sendo: oito saguis, um macaco-prego, uma arara-vermelha, um tucano-de-bico-verde e um papagaio. As ações criminosas teriam acontecido em pelo menos dois dias diferentes.
De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), os furtos ocorreram nos dias 30 de setembro e 2 de outubro. A informação da prefeitura, porém, é de que o boletim de ocorrência tenha sido registrado apenas no dia 3 deste mês.
O caso, portanto, já está sendo tratado junto às autoridades policiais. A administração municipal informou que está concluindo as medidas jurídicas necessárias e de aprimoramento da segurança no local.
Dos animais furtados, apenas o macaco-prego foi localizado e resgatado na Zona Noroeste de Santos, mas não há informações de como e quando o resgate aconteceu.
O Horto Municipal foi interditado em fevereiro de 2020 pela Defesa Civil, em razão de deslizamento de terra em um trecho do parque. “Desde então, estão sendo realizados acompanhamentos e análises para que o Parque Ecológico Vila Voturuá seja reaberto completamente”, finalizou a prefeitura em nota.
O mesmo caso aconteceu no Orquidário de Santos no último final de semana, quando quatro animais foram furtados. Adolescentes foram presos envolvidos no caso.