RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Santista abre micro padaria artesanal para resgatar receitas de pães de longa fermentação


A dedicação aliada ao talento é uma receita de sucesso em quase todas as áreas. O santista Leonardo Rodrigues acrescenta a essa mistura farinha, água e levain. A ideia de abrir a micro padaria de fermentação natural Sr. Levain veio da vontade de trazer de volta o “pão de verdade” às mesas das famílias.

Neste Dia Mundial do Pão, 16 de outubro, o padeiro explicou como funciona o processo de fermentação e apontou os benefícios dos pães para uma alimentação saudável.

De acordo com Leonardo, a fermentação natural e longa é uma cultura de pães com processos que somam tempo e insumos de qualidade para trazer um alimento de verdade ao consumidor. Esse tipo de pão tem um sabor mais complexo e uma textura diferenciada. É usado o fermento natural, também conhecido como levain, que é feito à base de farinha de trigo e água.

Ainda segundo o padeiro, as alimentações regulares são o meio de sobrevivência do Levain, que faz as leveduras e bactérias naturais entrarem em ação desencadeando a “mágica da natureza”. “Acrescentando ao pão, que também passa pelo processo de longa fermentação, faz com que a massa chegue ao organismo do consumidor de forma mais leve já que a fermentação quebra o glúten e o ácido fítico, facilitando a digestão”, explica.

Entre os benefícios de um pão de longa fermentação estão a digestibilidade e o baixo índice glicêmico. Os pães de fermentação natural são indicados para quem quer manter uma alimentação mais nutritiva por conter lactobacilos que ajudam na flora intestinal, reduzindo a constipação, gases e evitam a distensão abdominal.

Um dos sonhos do padeiro, é que a fabricação desse tipo de pão seja levado a sério, já que é comum ver nas prateleiras rótulos com a inscrição de Fermentação Natural, mas em produtos industrializados. “A validade de um produto natural é uma das formas de atestar que o produto não leva aditivos. As grandes indústrias vendem os pães como se fossem feitos de forma artesanal, mas nos ingredientes é possível ver que contém conservantes, emulsificantes e espessantes”, afirma.

Com vendas apenas de forma online, pelo Instagram, Leonardo está há cerca de um ano no mercado e conta com algumas opções de pães como Brioche, Focaccias, Baguete Francesa e os Rústicos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS